Bolo dos Reis


Ingredientes:

4 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 tabletes de fermento biológico
1 xícara (chá) de açúcar
4 colheres (sopa) de leite
5 ovos
3 colheres (sopa) de vinho do Porto
2 colheres (sopa) de casca de laranja ralada
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
1/2 xícara (chá) de uva passa sem semente
4 colheres (sopa) de amêndoas picadas
4 colheres (sopa) de nozes picadas
1 xícara (chá) de frutas cristalizadas
100 g de cerejas cristalizadas
4 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro.

Modo de preparo:
Em uma tigela, peneire a farinha de trigo e reserve. Em uma tigela misture o fermento e 3 colheres (sopa) de açúcar até obter uma pasta, misture o leite aquecido e 4 colheres (sopa) de farinha de trigo. Cubra a tigela com filme plástico e deixe crescer por 15 minutos. Coloque em outra tigela 4 ovos, vinho do porto, raspas de laranja e bata rapidamente com um batedor manual, reserve. Em uma superfície lisa, coloque a farinha de trigo restante e faça uma cavidade no centro, junte o azeite de oliva (reserve 1/2 colher de sopa) e o açúcar restante; com as pontas dos dedos misture até obter uma farofa, acrescente a massa crescida e misture.

Junte, aos poucos os ovos batidos e sove a massa por 5 minutos, adicione uvas passas, amêndoas, nozes e metade das frutas cristalizadas, misture delicadamente, transfira a massa para uma tigela, cubra com filme plástico e deixe crescer por 1 hora. Em seguida, modele a massa, formando um anel, de modo que no centro tenha 15cm de diâmetro. Transfira a massa para uma assadeira para pizza com 30 cm de diâmetro, untada com o azeite reservado e deixe crescer por mais 30 minutos. Ligue o forno à temperatura média.

Distribua sobre a massa o restante das frutas cristalizadas e as cerejas, pressione ligeiramente com os dedos e pincele toda a superfície com o ovo restante batido. Leve o bolo ao forno por 40 minutos ou até que enfiando um palito ele saia limpo. Retire do forno, desenforme ainda morno e disponha em um prato grande; em seguida, distribua por cima o açúcar de confeiteiro em montinhos. Se preferir, no momento de servir coloque fios de ovos na parte central do bolo.

Receita cedida pelo site Rudge SBC

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: