Receita Francesa de Petit Gâteau


Ingredientes:
 
1 pitada de sal
3 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 ovo
50 g de chocolate meio amargo derretido.

Modo de Fazer:

Bata o açúcar e a gema na batedeira por 2 minutos ou até formar um creme esbranquiçado, acrescente manteiga (reservando 1/2 colher de sopa) e bata por mais 1 minuto. Acrescente farinha peneirada, chocolate, essência de baunilha e bata mais um pouco. Bata clara com sal na batedeira por 3 minutos ou até formar picos firmes; em seguida, incorpore à massa, misturando delicadamente. Unte com manteiga reservada 2 forminhas para empada, com capacidade para 90 ml e enfarinhe. Despeje a massa e leve para assar em forno alto, pré-aquecido, por 5 minutos ou até formar uma casquinha na superfície. Desenforme e sirva com sorvete de creme e calda de chocolate.

Petit Gâteau é o termo que designa os bolos e as tortas, cobertos com calda ou glacê, cuja massa tem consistência entre o seco e o úmido, como o Saint-Honoré.

Saint-Honoré: Trata-se de um bolo ou torta, preparado com um disco de massa podre cercado de carolinas caramelizadas recheadas com creme chantilly. O interior também é recheado com creme chantilly e coberto com outro disco de massa, também caramelizado. Leva-se rapidamente ao forno e serve-se frio. Também pode ser preparado com massa folhada e recheado com creme de gemas e baunilha.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: